Mobilidade Urbana - Alternativas

O Incessante crescimento populacional, juntamente com o avanço social e sua maior participação no cenário econômico do país, condiciona ainda mais o seu poder de compra. Apresentado esta realidade nas ruas, com o aumento de automóveis circulando nos grandes centros urbanos.

A problemática deste processo é vista com o crescimento desordenado destes automóveis, que interfere diretamente no fluxo e na mobilidade dos carros comuns e dos transportes públicos, ocasionando inúmeros congestionamentos. Quantas são as pessoas prejudicadas diariamente pelas consequências trazidas por esta realidade? Percurso que antes era realizado com tempo adequado, hoje já não se ver mais, visto que este tempo triplicou, chegando a passar quase duas horas para completar o trajeto.

Após observações e uma análise intensa sobre o comportamento do trânsito, identifiquei vários problemas, como por exemplo o acúmulo de carros de uma via com o sinal fechado, enquanto a outra via estava com pouca circulação, mas que obrigava a parada dos carros por um tempo desnecessário. Ou seja, poderia ser instalado, com base nas lombadas eletrônicas, sensores terrestres que captasse a presença de um volume excessivo de carros na via, tomando como referência o semáforo fechado até uma distância de mais ou menos 10 (dez) carros, em seguida o sistema aumentaria em torno de um minuto e meio do tempo com o sinal aberto.

Caso o sinalizador de trânsito não seja acionado posteriormente, a via voltaria a marcar o tempo padrão com o sinal aberto, pois não apresenta necessidade naquele momento, ou seja o fluxo de carros está normalizado.

Estas são algumas das formas que podemos melhorar a mobilidade urbana e implantar uma gestão de trânsito eficaz. A educação no trânsito também são fatores determinantes para a evolução e melhor adaptação das pessoas nos grandes centros urbanos, que passa a ser uma extensão do desenvolvimento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário