O Incessante crescimento populacional, juntamente com o avanço
social e sua maior participação no cenário econômico do país,
condiciona ainda mais o seu poder de compra. Apresentado esta
realidade nas ruas, com o aumento de automóveis circulando nos
grandes centros urbanos.
A
problemática deste processo é vista com o crescimento desordenado
destes automóveis, que interfere diretamente no fluxo e na
mobilidade dos carros comuns e dos transportes públicos, ocasionando
inúmeros congestionamentos. Quantas são as pessoas prejudicadas
diariamente pelas consequências trazidas por esta realidade?
Percurso que antes era realizado com tempo adequado, hoje já não
se ver mais, visto que este tempo triplicou, chegando a passar quase
duas horas para completar o trajeto.
Após
observações e uma análise intensa sobre o comportamento do
trânsito, identifiquei vários problemas, como por exemplo o acúmulo
de carros de uma via com o sinal fechado, enquanto a outra via estava
com pouca circulação, mas que obrigava a parada dos carros por um
tempo desnecessário. Ou seja, poderia ser instalado, com base nas
lombadas eletrônicas, sensores terrestres que captasse a presença
de um volume excessivo de carros na via, tomando como referência o
semáforo fechado até uma distância de mais ou menos 10 (dez)
carros, em seguida o sistema aumentaria em torno de um minuto e meio
do tempo com o sinal aberto.
Caso
o sinalizador de trânsito não seja acionado posteriormente, a via
voltaria a marcar o tempo padrão com o sinal aberto, pois não
apresenta necessidade naquele momento, ou seja o fluxo de carros está
normalizado.
Estas
são algumas das formas que podemos melhorar a mobilidade urbana e
implantar uma gestão de trânsito eficaz. A educação no trânsito
também são fatores determinantes para a evolução e melhor
adaptação das pessoas nos grandes centros urbanos, que passa a ser
uma extensão do desenvolvimento social.
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