Matriz BCG

A identificação de fatores de sucesso nos produtos ofertados, passa por avaliações e uma sistemática pesquisa de mercado. Este é um dos pontos principais da abordagem feita pela Matriz BCG, que consegue analisar fatores críticos de sucesso e/ou fracasso, através de duas vertentes, como o crescimento de mercado e a participação de mercado (em relação ao concorrente de maior potencial competitivo).

Criado por Bruce Henderson, a Matriz BCG integra essas duas variáveis e classificam os produtos de acordo com 4 quadrantes: Ponto de interrogação; Estrela; Vaca leiteira e Abacaxi. Para o Ponto de interrogação ou Em questionamento, devem ser tomadas decisões em manter o produto no mercado ou não, pois exige grandes investimentos e que apresenta baixo retorno sobre ativos e baixa participação de mercado. Com tudo, pode tornar-se um grande sucesso, por estar presente no mercado de potencial crescimento.

O produto Estrela gera receitas e são líderes no mercado, obtido por grandes investimento e com alto crescimento e participação de mercado, alcançando maior fluxo de caixa. A Vaca leiteira tem baixo crescimentos de mercado, mas que possui um nível de participação adequado para gerar lucros, sem grandes investimentos. O Abacaxi ocupa um cenário desconfortável para as empresas, sendo necessária a eliminação desses produtos, ou ainda que possível, tentar recuperá-los em última hipótese.

Existem controversas para este tipo de avaliação, como o crescimento ou participação de mercado não sendo fatores determinantes de sucesso para as empresas. Mas ainda reforça Bruce Henderson, que as empresas devem buscar portfólios de produtos com diferentes taxas de crescimento e participação no mercado, gerando equilíbrio e superávit no fluxo de caixa.

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